“Pantera”, de Clara Andermatt & João Lucas no CCB

O espetáculo da Companhia Clara Andermatt, residente no Hub Criativo do Bairro Alto, tem estreia marcada no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, nos dias 19 e 20 de março de 2022, pelas 19h.

O músico e compositor Orlando Barreto, mais conhecido como Pantera, nasceu na ilha de Santiago, Cabo-Verde, em 1967 e deixou-nos aos 33 anos. A sua filha Darlene – que tinha apenas 6 anos à data de falecimento de seu pai – tem levado a cabo, nos últimos anos, uma profunda pesquisa sobre a vida e obra de Pantera; foi nesse contexto que nos lançou o desafio de lhe fazer uma homenagem.

Pantera abriu novos caminhos na música do seu país. Na sua voz pulsava Cabo Verde e as suas gentes: explorando as formas da tradição, fazia brotar uma poesia repleta de amor, perspicácia e assertividade.

Sobre esses traços encontramos a nossa própria visão, através das vivências que pudemos partilhar com ele, como amigo e como artista. Para além deste reencontro no reviver da sua criatividade e do seu afeto, seguimos um caminho de exploração, mergulhando na sua terra, costumes e cultura, não deixando de as projetar num mundo contemporâneo onde ele também se posicionava.

Este é, assim, um espetáculo construído nas andanças da memória. E é, sobretudo, uma intensa e dinâmica experiência de colaboração. Cada um dos intérpretes estabelece uma relação pessoal no relembrar da sua própria experiência e devolve-nos uma riqueza criativa que se converte no valor e no sentido desta homenagem.

Entre o muito que ficou por fazer e o muito que ficará por dizer, este é o nosso recado para o Pantera.

Ficha Artística:
Ideia da homenagem Darlene Barreto
Direção artística Clara Andermatt
Cocriação Clara Andermatt e João Lucas
Assistência à criação Felix Lozano, Amélia Bentes

Intérpretes Avelino Chantre (Avê), Bruno Amarante (Djam Neguin), Diogo Picão Oliveira, Domingos Sá (Kabum), Jorge Almeida, José Cardoso (Zeca), Nickita Bulú, Sócrates Napoleão Participação especial Mayra Andrade

Desenho de luz Nuno Meira
Figurinos José António Tenente
Espaço cénico Artur Pinheiro
Desenho de som e operação Ricardo Figueiredo
Operação de iluminação Manuel Abrantes
Vídeo e making of Catarina Alves Costa

Produção Helena Menino e João Albano (Companhia Clara Andermatt) Apoio à produção: Linha de Fuga, Jasper Walgrave

Parceiro Institucional República Portuguesa / Ministério da Cultura
Coprodução Fundação Centro Cultural de Belém, Teatro Municipal do Porto, Cine-Teatro Louletano
Residência de coprodução O Espaço do Tempo, Musibéria
Parceiros na residência de pesquisa em Cabo Verde Instituto Camões, Cooperação Portuguesa em Cabo Verde, Centro Cultural Português na Praia, Câmara Municipal de Santa Catarina Parceiro de comunicação Antena 2

Apoio à transcrição do arquivo audiovisual Universidade de Aveiro
Apoios e agradecimentos: Darlene Barreto, Andreia Falcão Mendes, João Branco, Bob Mascarenhas, Raiz di Polon, Estúdio Gota D’Arte, Teatro do Bairro, Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa.

Mais informações aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *