O Innovation & Engineering HUB parece-nos ser um microcosmo dentro do Grupo Volkswagen. Cultura, ambiente e informalidade capazes de desenvolver a criatividade. Revêm-se neste carácter de exclusividade em relação à cultura da Volkswagen?
Sim, o Innovation & Engineering HUB tem uma cultura própria, mais adaptada ao tipo de serviços que prestamos e aos colaboradores que o integram. Mas é claro para nós, que não somos uma parte separada. Gosto de pensar que o HUB de Inovação & Engenharia tem sido o motor de muitas iniciativas que depois se estenderam ao resto da empresa.
Qual é a relação do Innovation & Engineering HUB com a Volkswagen Group Services? Que serviços presta este HUB ao resto do grupo?
O Innovation & Engineering HUB faz parte da área de Tecnologia, que é uma das 5 áreas de negócios que compõem o portfólio da VWGS: Logística, Comercial, Operação de Negócios e Serviços Administrativos. Hoje, os serviços do HUB são focados em soluções digitais aplicadas ao produto final, o veículo: desde automóveis até camiões.
Porquê o Innovation & Engineering HUB em Portugal? Quais as perspectivas de organização e expansão geográfica?
Portugal, nos últimos anos, tem-se posicionado como uma das grandes cidades tecnológicas, não só na Europa como no mundo. A juntar à qualidade de vida, Lisboa é uma das cidades preferidas dos Tech Nomadas. Além disso, Portugal serve de ponte para chegar aos mercados da América do Sul, especialmente o Brasil, pelo que existem todos os fatores para fazer de Portugal, especialmente de Lisboa, o TOP de cidades onde instalar HUBs Tecnológicos.
Sentem que o facto de estarem inseridos no Hub Criativo Interpress se reflecte no negócio, tanto a nível de espaço catalisador de ideias, como a nível de contactos e eventos?
Certamente. A criatividade é a peça fundamental para o desenvolvimento das nossas atividades, e não poderíamos ter encontrado lugar melhor para instalar o nosso HUB. Os escritórios, a estética, o ambiente, próximo e familiar, não nos fazem querer deixar de estar na INTERPRESS.
Uma das características do Hub Criativo do Bairro Alto são os espaços modelares, que respondem a necessidades de configuração de layout e decoração diversas. Como é que este espaço se adapta e transmite a essência e a cultura do Innovation & Engineering HUB?
O espaço é perfeito, justamente porque atende a um dos princípios da metodologia AGILE, que é a ADAPTAÇÃO. É assim que conseguimos uma simbiose perfeita entre o espaço e a nossa metodologia de trabalho. Ter os espaços abertos ajuda a colaboração e teambuilding das várias equipes da Volkswagen.
Obrigado, Leyre, pela sua disponibilidade. Votos de inspiração no dia-a-dia do vosso projecto.