A dança contemporânea na Interpress

O que são hoje o escritório da East Atlantic Engineering e a sala de ensaios do Teatro do Bairro foram espaços do Forum Dança e da Bomba Suicida (Associação de Promoção Cultural). Por isso, muitos bailarinos e coreógrafos habitaram estes espaços, durantes alguns anos, e ao passarem por estas salas e corredores deixaram memórias.

Memórias que são agora recordadas no site Prata da Casa. Um acervo de entrevistas aos protagonistas envolvidos no desenvolvimento da dança contemporânea em Portugal, que vai fazendo o mapeamento dos espaços por onde a dança tem passado ao longo dos tempos.

Os novos vídeos documentais no acervo Prata da Casa levaram-nos a conhecer quem habitou connosco o edifício: a Sofia Dias e ao Vítor Roriz, dois bailarinos e coreógrafos, com trabalho conjunto e muito relevante na dança contemporânea.

Antes da produção dos vídeos, foi pedido à Sofia e ao Vítor que indicassem o local onde gostariam de realizar seu retrato profissional. A Sofia escolheu fazer a entrevista no espaço da antiga Bomba Suicida, e o Vítor deixou-se filmar no antigo espaço do Forum Dança.

Siga o link para as entrevistas: Sofia Dias e Vítor Roriz.

Hoje, habitam outros bailarinos e outros coreógrafos, na sala de ensaios da Companhia Clara Andermatt e nos espaços do Teatro do Bairro. É com muito gosto que acolhemos todos e reconhecemos o seu valor no panorama cultural português.

As entrevistas foram filmadas, em maio de 2022, pela Carta Branca e estão no site Prata da Casa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *