“SONHO”, de August Strindberg

28 de julho a 21 de agosto | Museu Arqueológico do Carmo

Segunda a Sábado | 21.00 *
M/12 . Dur. Aprox. 90 m

Tradução: Cristina Reis, Luís Miguel Cintra, Melanie Mederlind
Encenação: António Pires

Com:  Alexandra Sargento, Carolina Campanela, Carolina Serrão, Cassiano Carneiro, Catarina Vicente, Francisco Vistas, Hugo Mestre Amaro, Jaime Baeta, João Barbosa, João Sá Nogueira, Luís Lima Barreto, Mário Sousa

Voz: Cláudio da Silva.
Peça legendada em inglês.

Prosseguindo no que já vem sendo hábito, a Ar de Filmes / Teatro do Bairro volta a ocupar nesta época estival as magníficas Ruínas do Museu do Carmo com uma nova criação. Desta vez, António Pires dirige um elenco de doze atores em SONHO, de August Strindberg, a partir da tradução de Luís Miguel Cintra, Cristina Reis e Melanie Mederlind.

Escrito em 1901e apresentado pela primeira vez em 1907 na Suécia, O Sonho é talvez o primeiro drama que contém o universo onírico como realidade, como género em si. Abandonando a perceção convencional de tempo e espaço, o autor sueco concretiza nesta peça uma narrativa não realista, onde segundo as suas próprias palavras, (…) Tudo pode acontecer, tudo é possível e provável. Tempo e lugar não existem; numa base insignificante de realidade, a imaginação gira, modelando novos padrões; há a mistura de memórias, experiências, livres fantasias e improvisações. As personagens duplicam-se, multiplicam-se, separam-se, evaporam, condensam, dispersam, reúnem. Mas uma perceção governa sobre todas elas: para o sonhador não há segredos, escrúpulos, leis. O sonho não absolve ou justifica condenações, somente as relata. Tal como no sonho é mais frequente o sofrimento que a felicidade, este conto é acompanhado de uma dose de melancolia e compaixão por todos os seres humanos.”

Sonho reflete como o autor sueco se baseava em filosofias orientais para justificar a sua crença de que o mundo é apenas ilusão. Um texto que parece vir ao encontro do nosso teatro, não espartilhado pela narrativa, que procura uma demarcada inscrição no belo.

Sinopse

Inês, filha do deus Indra, desce à Terra para testemunhar os lamentos dos seres humanos. Encontra-se com variadíssimas personagens, muitas delas arquétipos da nossa sociedade. Depois de passar por todo o tipo de sofrimento humano, tal como a pobreza, crueldade ou mesmo a rotina da vida familiar, a filha dos deuses percebe finalmente que os seres humanos são dignos de dó. O seu retorno ao Céu é como o despertar de um sonho.

Título original Ett Dromspel (1901)
Tradução Cristina Reis,  Luís Miguel Cintra,  Melanie Mederlind
Encenação António Pires

Com Alexandra Sargento, Carolina Campanela, Carolina Serrão, Cassiano Carneiro, Catarina Vicente, Francisco Vistas, Hugo Mestre Amaro, Jaime Baeta, João Barbosa, João Sá Nogueira, Luís Lima Barreto, Mário Sousa Voz Cláudio da Silva

Cenografia: João Mendes Ribeiro
Figurinos: Luís Mesquita
Música : Miguel Sá Pessoa
Luz: João Botelho
Iluminação: Rui Seabra
Som: Paulo Abelho
Movimento:  Paula Careto
Assistente de Encenação: Miguel Bartolomeu
Caracterização: Ivan Coletti
Construção Cenário: Fábio Paulo
Costureira: Rosário Balbi
Assistente de Figurinos: Catarina Vicente, Ema Falcão
Assistente de iluminação: Zeca Camacho
Assistente de som: António Oliveira
Legendagem e Direcção de Cena: Miguel Bartolomeu
Ilustração: Joana Villaverde
Spot de Tv Tiago Inuit
Fotografia de cena: Miguel Bartolomeu
Produção executiva: Ivan Coletti
Administração de produção: Ana Bordalo
Comunicação: Maria João Moura
Produtor: Alexandre Oliveira
Produção: Ar de Filmes / Teatro do Bairro

Agradecimentos: Museu Arqueológico do Carmo, EDP, José Arnaut, Célia Pereira, Fernando Rebelo.

Bilhetes à venda em www.bol.pt e nos Pontos de Venda Aderentes
– 16€.
– 12€ (<25>65 e profissionais do espetáculo).
– 8€ (portadores do cartão de amigo do TdB)

Reservas e informações: 91 321 12 63 (entre as 15h e as 19h) e, a partir de 26 de Julho na bilheteira instalada no Largo do Carmo (em frente ao Convento do Carmo) entre as 15h e as 19h e, nos dias do espetáculo até às 21h00* *os horários poderão sofrer alterações, pelo que sugerimos a confirmação dos mesmos nas 48h precedentes ao espetáculo.

 

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