Projeto artístico de Márcio Vilela “Previsão de Deriva” em São Miguel

Márcio Vilela é um artista plástico brasileiro que tem o seu atelier no Hub Criativo do Bairro Alto, e acaba de concluir um trabalho – “Projeto de Deriva” – realizado na ilha de São Miguel, nos Açores.

O “Projeto de Deriva” teve como objetivo registar o trajeto de deriva de uma balsa salva-vidas, utilizando a sua trajetória como ferramenta de desenho. A balsa foi equipada com um gps/tracker que transmitiu a sua localização em direto via web.

Esta aventura de Márcio Vilela começou a ser preparada em 2014. Foram 7 anos de trabalho para levar a cabo um desenho da deriva, como expressão artística, mas partilhando, ao mesmo tempo, conhecimento com a comunidade naval e científica.

Realizou-se no âmbito das Residências Artísticas do Pico do Refúgio, com a finalidade de analisar as correntes marítimas e ventos predominantes na região Sul da ilha de São Miguel.

A balsa salva-vidas foi lançada ao mar a 20 de setembro, pelas 09h58, a cerca de 5 milhas náuticas (9 quilómetros) a sul da Povoação, tendo o artista sido sempre acompanhado por uma embarcação civil de apoio e monitorizado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada.

O projeto previsão de deriva ficou concluído com a recolha do artista, na quarta-feira, totalizando cerca de 56 horas de deriva e 85 km de percurso.

Mais informações do artista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *